Project

General

Profile

Actions

Primeiros passos

Este é um guia para os conceitos básicos do Redmine, escrito da perspectiva de um novo usuário. Vamos evitar as coisas sofisticadas por enquanto e apenas abordar a criação de um projeto, trabalhar com Tarefas e o fluxo de trabalho básico.

Etapa um — Criando um projeto

Antes de liberar sua equipe de desenvolvimento, você vai querer configurar um projeto para eles trabalharem. Isso pode ser feito como o usuário Admin (nome de usuário e senha são ambos "admin"). Clique em Projetos (canto superior esquerdo) e depois em Novo projeto (canto superior direito). Preencha todos os dados. Uma descrição de alguns dos campos pode ser encontrada aqui. A única caixa que pode ser confusa é o Identificador do projeto — ele é usado internamente pelo Redmine (para URLs e outras coisas).

Etapa dois — Obtenha alguns usuários

Você vai querer registrar alguns usuários, para que você possa atribuí-los ao projeto. Observe que, por padrão, você deve ativar os usuários manualmente. Então, depois que um usuário preencher a página de registro, você deve efetuar login como Admin, navegar até Administração:Usuários e definir o Filtro para Todos. Ative os usuários conforme necessário.
Uma vez ativo, você pode atribuir um usuário a um projeto. Ao fazer isso, você pode especificar uma ou mais funções que eles desempenham. As opções padrão para funções são:

  • Gerente
  • Desenvolvedor
  • Relator

Essas funções afetam o que cada usuário tem permissão para fazer em cada projeto. Deve-se observar que atribuir uma função afeta as permissões em duas áreas diferentes:

Primeiro, uma função afetará as permissões em todos os aspectos de um projeto. Por exemplo, a função Gerente permitirá que um usuário crie novos (sub)projetos, gerencie os Fóruns, o Wiki, o Repositório e qualquer outra coisa (em geral) dentro de um projeto. Por outro lado, a função Desenvolvedor não poderá editar o Projeto ou excluir mensagens dos Fóruns.
Segundo, uma função afetará as permissões no Workflow. Em geral, uma nova Tarefa progride por vários estados, de New a In Progress, Resolvido e Fechado. Uma das principais diferenças entre Managers e Developers é que Managers podem Rejeitar Tarefas, mas Developers não. (Mais sobre isso abaixo na explicação do Workflow).

Fluxos de trabalho... Você não consegue explicar isso!

Fluxos de trabalho ("Workflows") são como o Redmine rastreia Tarefas desde a criação até a conclusão. O Workflow padrão contém os seguintes estados:

  • New
  • In Progress
  • Resolvido
  • Feedback
  • Fechado
  • Rejeitado

Por padrão, qualquer pessoa que esteja logada pode criar uma Tarefa (Bug ou Feature), mas somente Managers podem Rejeitá-los ou Reabrir uma Tarefa fechada.

Resolvido vs Fechado?

Há muita discussão na Internet sobre isso, mas o consenso geral é que "Resolvido" significa que um desenvolvedor acha que corrigiu o bug, e "Fechado" significa que o relator original ou um Manager o aprovou. Muitos blogs falam sobre isso — tal como http://journal.sifterapp.com/blog/2011/07/resolved-vs-closed/.

Updated by Antonio Albuquerque 2 days ago · 2 revisions