Project

General

Profile

PtBRGetting Started » History » Version 1

Antonio Albuquerque, 2025-02-24 23:08

1 1 Antonio Albuquerque
h1. Primeiros passos
2
3
Este é um guia para os conceitos básicos do Redmine, escrito da perspectiva de um novo usuário. Vamos evitar as coisas sofisticadas por enquanto e apenas abordar a *criação de um projeto, trabalhar com Tarefas e o fluxo de trabalho básico*.
4
5
h2. Etapa um — Criando um projeto
6
7
Antes de liberar sua equipe de desenvolvimento, você vai querer configurar um projeto para eles trabalharem. Isso pode ser feito como o usuário Admin (nome de usuário e senha são ambos "admin"). Clique em Projetos (canto superior esquerdo) e depois em Novo projeto (canto superior direito). Preencha todos os dados. Uma descrição de alguns dos campos pode ser encontrada aqui. A única caixa que pode ser confusa é o Identificador do projeto — ele é usado internamente pelo Redmine (para URLs e outras coisas).
8
9
h2. Etapa dois — Obtenha alguns usuários
10
11
Você vai querer registrar alguns usuários, para que você possa atribuí-los ao projeto. Observe que, por padrão, você deve ativar os usuários manualmente. Então, depois que um usuário preencher a página de registro, você deve efetuar login como Admin, navegar até Administração:Usuários e definir o Filtro para Todos. Ative os usuários conforme necessário.
12
Uma vez ativo, você pode atribuir um usuário a um projeto. Ao fazer isso, você pode especificar uma ou mais funções que eles desempenham. As opções padrão para funções são:
13
14
Gerente
15
Desenvolvedor
16
Relator
17
18
Essas funções afetam o que cada usuário tem permissão para fazer em cada projeto. Deve-se observar que atribuir uma função afeta as permissões em duas áreas diferentes:
19
20
Primeiro, uma função afetará as permissões em todos os aspectos de um projeto. Por exemplo, a função Gerente permitirá que um usuário crie novos (sub)projetos, gerencie os Fóruns, o Wiki, o Repositório e qualquer outra coisa (em geral) dentro de um projeto. Por outro lado, a função Desenvolvedor não poderá editar o Projeto ou excluir mensagens dos Fóruns.
21
Segundo, uma função afetará as permissões no Workflow. Em geral, um novo Issue progride por vários estados, de New a In Progress, Resolvido e Fechado. Uma das principais diferenças entre Managers e Developers é que Managers podem Rejeitar issues, mas Developers não. (Mais sobre isso abaixo na explicação do Workflow).
22
23
h2. Fluxos de trabalho... Você não consegue explicar isso!
24
25
Fluxos de trabalho ("Workflows") são como o Redmine rastreia Tarefas desde a criação até a conclusão. O Workflow padrão contém os seguintes estados:
26
27
New
28
In Progress
29
Resolvido
30
Feedback
31
Fechado
32
Rejeitado
33
34
Por padrão, qualquer pessoa que esteja logada pode criar uma Tarefa (Bug ou Feature), mas somente Managers podem Rejeitá-los ou Reabrir uma Tarefa fechada.
35
36
37
h2. Resolvido vs Fechado?
38
39
Há muita discussão na Internet sobre isso, mas o consenso geral é que "Resolvido" significa que um desenvolvedor acha que corrigiu o bug, e "Fechado" significa que o relator original ou um Manager o aprovou. Muitos blogs falam sobre isso — tal como http://journal.sifterapp.com/blog/2011/07/resolved-vs-closed/.